quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Daimónion



"Já em casa esta sexta-feira à noite, José Sócrates terá comido uma refeição italiana.
O ex-primeiro ministro, agora em prisão domiciliária, terá encomendado massa e pizza.
Só uma das refeições que encomendou lhe terá chegado às mãos, porque um dos entregadores foi impedido de fornecer a refeição, pela PSP, por não estar identificado." -
Nova Gente.




A Apologia de Sócrates


"Vós tendes frequentemente e em todo o lado ouvido dizer que um signo divino e demoníaco se manifesta em mim, aquilo que Meleto fez escárnio um dos seus objectivos principais de acusação. Isso começou desde a minha infância; é uma especíe de voz que, quando se faz ouvir, me desvia sempre do que me proponho fazer, mas nunca me incita a isso. É ela que se opõe a que eu me ocupe da política, e creio que é de uma extrema felicidade para mim que ela me desvie disso. (...) "caro amigo! Quando quis atravessar o regato despertou em mim o "daimónion" e manifestou-se o sinal costumeiro. Ele sempre me impede de fazer o que desejo. Pareceu-me ouvir uma vóz que vinha cá de dentro(...)"
Platão - Apologia de Sócrates - 399 a.c.

Sem comentários:

Enviar um comentário